sábado, 29 de março de 2014

Pequenos tópicos em segurança digital

A questão de segurança na área computacional é bem relativa. O avanço da computação foi um grande marco para a humanidade assim como revolução industrial, cinetifica, etc , porém, como qualquer avanço tecnologico, a computação também é usada de forma errada. Desde o principio da computação em massa e do surgimento de redes computacionais existem pessoas que utilizam seus conhecimentos para obter vantagens ilicitas utilizando o computador para isto. Hoje em dia, os virus, worms, trojans, bots, em fim, há varias denominações para especificar a ação dos programas de computador que são usados para roubar senhas, paralizar servidores, espionagem, etc. Estes programas evoluiram de tal forma que todo cuidado é pouco, com poucas linhas de programação um virus pode ter um efeito devastador sobre a vida das pessoas.

Por isso a preocupação com a segurança digital deve ser continua, eu particularmente, configuro meu antivirus para atualizar de 2 em 2 horas, acompanho sempre as noticias sobre segurança digital, há varios sites bons para isto, o site http://www.linhadefensiva.org/ por exemplo. Atualizar, atualizar e atualizar é preciso! As atualizações para o sistema operacional que se usa é um importante fator de segurança, seja windows, linux, mac ,etc.

Atualizar o navegador (Internet Explorer, Firefox, Netscape,Safari, etc) e seus plugins (principalmente FLASHPLAYER e JAVA) é o fator mais importante na minha opinião, pois já testei algumas ferramentas hackers para efeitos didaticos e descobri que a maioria dos hackers estão utilizando brechas nestes dois plugins para roubar senhas e realizar invasões, uma vez que estes 2 plugins estão presentes em 99,9% dos computadores ligados a internet. E por fim, vem os cosmeticos, não aqueles de passar no cabelo, mas sim os cuidados paleativos com a segurança: verificar se o site que você está comprando tem aquele cadeado informando que é hhtps (site criptografado), verificar se o seu arquivo HOSTS está limpo e não está redirecionando para um site falso. Exemplo de arquivo Hosts correto:
127.0.0.1                   localhost
Exemplo de arquivo hosts hackeado:
170.66.11.10(ip do banco do brasil que encontri pingando o site bb.com.br)             site falso do hacker.com
O arquivo HOSTS no windows é localizado em c:\Windows\System32\drivers\etc\hosts, nos outros sistemas operacionais é facil de encontrar onde fica utilizando uma pesquisa no Goo.
Evite comprar em sites que só aceitam depósito como pagamento e não aceitam cartão. Compre com Mercado Pago, PagSeguro, PayPal, assim você tem mais garantias. Para usuarios inesperientes leia tutoriais basicos de segurança ( a cartilha http://cartilha.cert.br/ é uma boa opção).
Mas quem ler este texto que eu escrevi, não se assuste tanto, os antivirus, sistemas operacionais e firewalls evoluiram bastante tambem, e na maioria das vezes são eficazes contra os cibercrimes . A esperança não está perdida Luke.

by Darckmatrix

Nenhum comentário:

Postar um comentário