sábado, 5 de abril de 2014

Captando o texto de uma imagem com o ABBYY Screenshot Reader

  Olá Q-experts, desta vez eu venho postar uma dica para vocês que é muito útil: Extrair texto de uma imagem para não ter que digitar. Muitas vezes agente se depara com uma situação onde se tem textos em imagens e é preciso copiá-lo, porém todos sabem que o ctrl+c não funciona em imagens :(.
  E foi pensando nisto que a ABBYY criou o ABBYY Screenshot Reader, é um software que auxilia nesta tarefa.


 A instalação é fácil e sem segredos. 

O programa pode ser baixado no site da ABBYY pelo seguinte link:
 http://www.abbyy.com.br/screenshot_reader/














  A imagem acima da esquerda eu criei no paint  para testar o desempenho do programa, a imagem da direita comprova sua eficácia. O programa reconheceu o texto na imagem, eu selecionei a opção de salvar na área de transferência e depois colei em um arquivo do notepad.

  Mas o software tem outras opções como capturar a janela inteira, uma área selecionável da tela, e capturas temporizadas



 Nas opções de idioma pode-se deixar configurado como automático para o programa detectar qual idioma está o texto ou selecionar entre vários idiomas disponíveis.


 Nas opções de enviar, pode-se optar entre copiar para a área de transferencia para depois usar o control+v para colar em um arquivo qualquer, texto para um arquivo, copiar como tabela, dentre outras funcionalidades.
  Eu particularmente estou utilizando o ABBYY Screenshot Reader para traduzir jogos em idiomas difíceis como o jogo ArcheAge russo (porque ainda não tem este jogo em inglês). Eu capturo o texto da tela e colo no tradutor do google e traduzo para o português, a tradução está longe de ser das melhores mas ajuda bastante.


  


Minhas conclusões sobre o ABBYY Screnshot Reader:

Prós: 
  • O programa cumpre o que promete, extrai o texto de telas e imagens com uma margem de erro muito pequena. 
  • Tem várias opções para captura do texto e também varias opções de armazenamento do texto extraído. 
  • É leve e de fácil utilização.

Contras:
  • Não encontrei opção de mudar a hotkey de captura (a saber alt+enter). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário